Carlos Brancante

Coordenador do Simpósio desde a 1º Edição

Currículo

Carlos Brancante faz do mar sua paixão há mais de 50 anos. Desde a adolescência, quando aos 13 anos ganhou do pai sua primeira canoa, lavrada num tronco único, até os dias de hoje a bordo do seu Trawler Lord Gato, faz da navegação seu modo de vida. Mestre Amador em 1963, Capitão em 1967, Brancante acumula hoje algo
em torno de 150.000 milhas navegadas com quase 1800 dias de mar. Em 1963, com apenas 21 anos já comandava veleiros de oceano e participava de regatas nas áreas de Santos e Rio de Janeiro.

Em 1967, adquiriu seu primeiro veleiro de oceano, ao qual se seguiram outros três, tendo participado na década de 70 de competições de nível internacional [Admiral’s Cup na Inglaterra, One Tone Cup na França e Campeonato Argentino] além das regatas Buenos Aires/Rio, Vitória/Rio, Salvador/Rio e as tradicionais
Santos/Rio. Nessa fase, colecionou muitos troféus como o de Campeão Paulista, Campeão Brasileiro e o de Campeão Argentino.

Foi por mais de 20 anos Diretor do Iate Clube de Santos, do qual é associado desde 1969. Na década de 80, trocou as competições pelos cruzeiros, dedicando-se a viajar pela costa brasileira que conhece profundamente, pelo Caribe, América Central e Patagônia. Nos anos 90 substituiu a vela pelo motor ao adquirir o Trawler Lord Gato.

Carlos Brancante já navegou praticamente em todos os meios flutuantes, de submarino a navio aeródromo e já esteve, inclusive, no Continente Antártico. Como expert em segurança da navegação, foi convidado pela Marinha do Brasil para organizar e coordenar os Simpósios de Segurança do Navegador Amador, evento que teve em 2016 sua XIV Edição. Unindo sua expertise como navegador, seu conhecimento técnico sobre embarcações e sua paixão pelas coisas do mar com a experiência profissional como corretor de seguros que exerce desde 1974, criou a Brancante Seguros Náuticos, especializada em seguros de embarcações de esporte e recreio.